16 out

Tudo sobre o Cattle Dog

5 Um pouquinho de história sobre o Boiadeiro Australiano.

No século XIX, o criador de gado de New South Wales, Thomas Hall, cruzou os cães usados ​​por guardiões no condado natal de seus pais, Northumberland, com dingos que ele domava.

Os cães resultantes eram conhecidos como Halls Heelers. Após a morte de Hall em 1870, os cães ficaram disponíveis além da família Hall e de seus associados.

Eles foram posteriormente desenvolvidos em duas raças modernas: o Australian Cattle Dog e o Australian Stumpy Tail Cattle Dog. O Australian Cattle Dog  foi apelidado de “Red Heeler” ou “Blue Heeler” com base em sua coloração e prática de mover gado relutante, mordiscando seus calcanhares.

 

Um breve desenho de um Cattle Dog

Desenho de um Boiadeiro Australiano


Sobre o Boiadeiro Australiano

O Australian Cattle Dog (ACD), ou simplesmente Cattle Dog, nome que em português acabou sendo Boiadeiro Australiano, é uma raça de cães desenvolvida na Austrália para conduzir gado por longas distâncias em terrenos acidentados. 

Energético e por vezes agressivo, precisa ser muito bem adestrado.

Por isso, serve como um excelente cão de guarda, mas, acima de tudo, um cão de pastoreio, com a mania de mordiscar os calcanhares, inclusive de crianças e jovens, quando correm.

Não são afetos à caça, preferindo a companhia dos donos, defendendo-os por instinto, sem necessidade de comandos.

Um Boiadeiro Australiano Blue Heeler


Não costuma ser sociável com outros cães, ou seja, ele é uma exceção aos que acham que todos os cães são de matilha – o boiadeiro australiano não é, ele não gosta de hierarquia.
Mas isso não os impede de serem cães de estimação, porque são afetuosos e, se bem treinados, muito agradáveis e brincalhões.

A única questão que deve estar clara é que, por possuírem altos níveis de energia, serem ativos e independentes, necessitam de muito exercício.

Características

De tamanho médio, pelagem curta, possuem duas principais cores: pelos marrons ou pretos distribuídos de maneira bastante uniforme através de uma pelagem branca, o  que lhes dá a aparência de um cão “vermelho” ou “azul”. 

Boiadeiro Australiano Red Heeler

  • Ele foi originalmente criado para pastorear por mordidas e é conhecido por mordiscar bezerros em marcha. Tem um forte apego pelos donos e pode protegê-los e a seus bens.
  • Exige pouca escovação e tem como problemas de saúde mais comuns a surdez e a cegueira progressiva (condições hereditárias).
  • É uma raça robusta com uma vida útil de 12 a 14 anos.
  • Ele é musculoso e compacto, com crânio largo que se achata até uma parada entre os olhos, com bochechas e focinho médio, profundo e poderoso.

 

Um jovem Blue Heeler

Suas orelhas são pontiagudas, pequenas ou médias e afastadas, com uma pequena cobertura de pelos por dentro. Tem o pescoço e ombros fortes e musculosos; as patas dianteiras são retas e paralelas, com os pés redondos e arqueados, tendo dedos e unhas pequenos e resistentes.

A fêmea mede aproximadamente 43 a 48 centímetros da pata à cernelha, e o macho mede cerca de 46 a 51 centímetros.  Em boas condições, um adulto pesa entre 18 e 25 quilogramas.

O Australian Cattle Dog tem uma pelagem dupla – seus pelos são curtos e retos dando uma proteção externa enquanto seus subpelos são curtos, finos e densos. 

Cuidados

O Australian Cattle Dog requer pouca limpeza, apenas uma escovação ocasional é tudo o que é necessário para manter a sua pelagem limpa. Mesmo para a pista, ele não precisa mais do que ser limpo com um pano úmido. Solta pelos uma vez ao ano (as fêmeas podem soltar duas vezes ao ano) e, como em todos os cães, a atenção regular às unhas, ouvidos e dentes ajudará a evitar problemas de saúde. 

 

Por ser muito inteligente, o treinamento não deve se restringir a comandos básicos então vale a pena ir atrás de um adestrador profissional. Mas ele pode ser treinado para provas de agilidade e até competições de pastoreio que exijam habilidades de buscar objetos, por exemplo, porque aprende tudo muito rápido e ama exercitar-se.

Então, se tiver exercício, vive tanto na cidade quanto no campo. 

Já no campo, pastoreiam gado bovino ou ovino.

Em qualquer outro ambiente, podem ser cães de terapia para pessoas com deficiência. Inclusive já há vários casos de boiadeiros australianos usados pela polícia nas agências alfandegárias para a detecção de drogas, também como rastreadores para pesquisadores de espécies ameaçadas da vida selvagem, na Austrália.