Breve histórico sobre o Pastor belga Malinois

O cão pastor belga Malinois é uma das 4 variedades de cão pastor belga (as outras três são Groenendaels, Tervuerens e Laekenois), dos quais se destaca pela pelagem curta e de cor castanho-carvão.

Ele descende dos cães pastores locais do século XIX, do distrito de Malinas (“Malines” em francês, ou ‘mechelen’, em holandês), que é uma região de língua holandesa situada na Bélgica (região de Flandres).


Conheça um cão pastor resistente que não requer tantos gastos com sua saúde.

15902 scaled 1 | Manual Pet


Características físicas e de temperamento

Ele tem pelos curtos em praticamente todo o corpo, predominantemente na cabeça, na parte de trás das orelhas e nas partes inferiores das patas, mas no pescoço, na parte de trás das coxas e na cauda tem pelagem mais abundante.

Normalmente, a cor é castanho-avermelhado (ou amarelado com terminações pretas), sempre com sombreamento da cor básica.

A máscara facial é bem pronunciada, sendo que pequenas manchas brancas no peito e nos dedos são toleradas.

16096 scaled 1 | Manual Pet

Suas orelhas têm forma triangular e são relativamente pequenas, ficando sempre bem eretas quando ele está desperto ou alerta. Seus olhos são amendoados, de tamanho médio, oblíquos e de tons acastanhados a escuros. Sempre exibe expressão de alerta e de um observador inteligente.

Quanto ao temperamento, é um dos cães mais fiéis ao seu mestre, vivendo praticamente para ele. Muito carinhoso, perto de sua família adotiva e de seu mestre, pode ser bem reativo e agressivo à menor ordem.

15317 scaled 1 | Manual Pet

Muito atento, dinâmico e dedicado, está sempre pronto para defender ou até salvar a vida de seu mestre, mesmo que isso signifique doar a sua em troca. Ele é corajoso e não deixa ninguém vir e se impor em seu território; é, portanto, um excelente cão de guarda, também por ser muito inteligente e perspicaz – não é à toa que é valorizado pela polícia e exércitos ao redor do mundo. Ele também é brincalhão com crianças, a quem ele protegerá contra tudo.

O treinamento

Os Malinoises devem ser educados com gentileza, bondade, mas também com firmeza. A educação deve começar desde cedo.

Ele quer agradar seu mestre, e esta é uma vantagem inegável. É necessário socializá-lo o máximo possível, para que ele não tenha nenhuma dificuldade em se aproximar dos outros quando adulto. Nunca seja violento.

13843 scaled 1 | Manual Pet

Se ele desobedecer, não hesite em redirecionar o comportamento. Ele ainda precisa de seu mestre e, portanto, entenderá rapidamente que não fez o que lhe foi pedido.

Ele também pode aprender através de brincadeiras e não deve ter que fazer exercícios repetitivos, caso contrário, ele se cansará.

Por ser essencialmente um cão de trabalho e atividade, prefere a vida no campo ou em uma casa grande com um jardim, mas será capaz de se adaptar à vida em apartamento, desde que possa passear com frequência.

Pode seguir por uma vida urbana normalmente, mas ele ficará mais à vontade e feliz em uma casa com um jardim, sempre levando em conta que ele precisa sair e exercitar-se para canalizar sua energia em alguma atividade. 

16499 scaled 1 | Manual Pet

Saúde, alimentação e atividade física

Apesar de ser robusto e rústico, a displasia da anca nunca pode ser descartada. No geral, ele não precisa se preocupar muito com a saúde, não tem problemas com frio nem calor. Ele troca de pelos na primavera e no outono, mas a pelagem é curta e fácil de manter, bastante uma limpeza regular, com escovação uma vez por semana.

15901 scaled 1 | Manual Pet

Sua dieta deve ser adaptada ao seu gasto físico diário, devendo ser especialmente rica em proteínas e carboidratos.

Além disso, como para os pastores alemães ou todas as raças propensas a torsões do estômago, o Malinois deve ingerir sua refeição em 2 vezes: uma ração bastante leve pela manhã, e uma mais generosa à noite. 


Gostou? Compartilhe com os seus amigos!