chuhuahua-destaque

10 jul

Chihuahua: Não assusta ninguém, por seu reduzido tamanho, mas é um excelente companheiro!

Esse peludinho, apesar de ter fama de nervoso e ladrador, o Chihuahua é uma criatura afável, que precisa de paciência, carinho e respeito por parte de seus humanos. De fato, com uma boa educação e um bom adestramento, não é nada difícil adorá-lo.

Esse precioso cão, conhecido como chihuahua é um cão que se acredita seja originário do estado mexicano de Chihuahua, hipótese não confirmada, embora ele realmente tenha suas origens no México. Os registros mais antigos apontam o cão com o nome de techichi, no século IX, como seu ancestral, dadas as características muito semelhantes, mas é possível que ele já vivesse entre os maias, pois foram encontrados registros nas ruínas maias de ChichenItzá (Península de Yucatán) e entre as pirâmides de Cholula. O chihuahua que conhecemos hoje é muito menor que seu ancestral. Os pesquisadores demonstram que o mascote que nos alegra o dia atualmente foi cruzado com cães europeus.

Características, comportamento, caráter

O chihuahua é um animal, realmente, pequeno: o  macho mede entre 15,2 e 22,9 cm de altura até a cernelha, e a fêmea  mede 15,2 a 20,3 cm, embora alguns machos possam chegar a 30 cm. Normalmente, o peso dele varia entre 1,5 e 3 kg. Pode ter a pelagem comprida ou curta, com qualquer cor (preto, chocolate, creme, branco, café). A expectativa de vida é de 12 a 30 anos. Há duas variedades de chihuahua: o chamado cabeça de maçã, que é o mais comum; e o chamado cabeça de veado, que é maior do que ele. O chihuahua cabeça de maçã tem as orelhas grandes e separadas, quase sempre retas, com o corpo pequeno e a cauda girando por sobre o dorso. Já o chihuahua cabeça de veado tem a cabeça mais larga e tem um corpo mais alto e estiloso. De modo geral, é um cão muito inteligente e observador, sendo que ele sempre procura se safar de suas artes. Sendo valente e carinhoso, adora ser o centro das atenções, por isso, cuidado para não cair na rede que ele arma para você, comece a educá-lo desde o primeiro dia.

Cuide de seu pequenino!

Rações equilibradas também existem, para animais de pequeníssimo porte, então sempre o veterinário deve ser consultado. Os pelos, longos ou curtos, têm que ser penteados uma vez por dia. Na troca de pelos (geralmente, na primavera), a escovação deve ser feita duas vezes ao dia, o que o refrescará e obviamente sobrará menos pelo para recolher. Ele deve passear umas três vezes ou mais por dia, para gastar sua imensa energia, ou então ele irá latir ou morder coisas devido ao tédio. Normalmente possuem ótima saúde.

Curiosidades

Se você mora em um espaço acanhado, o chihuahua é  o cão ideal para o seu aperto, mas apesar de pequeno, um exemplar puro da raça tem o mesmo preço de um cão de porte médio, não se iluda! Ele, que era sacrificado em cerimônias religiosas dos antigos povos toltecas, porque se acreditava que ele poderia guiar, em paz, as almas dos mortos para o outro mundo, não é, definitivamente, um pinscher, embora muita gente os confunda – o pinscher tem a cor preta, geralmente, e não é muito amigável, como o chihuahua. E, ainda que possam apresentar problemas nos olhos e ouvidos, além da obesidade (se a dieta não for equilibrada), podem viver até 20 anos. São mais de 40 cores oficiais da raça, permitindo-se todas as variações. Como são pouco resistentes às baixas temperaturas, mantas são excelentes para mantê-los aquecidos, além de não poderem dormir ou viver fora de casa. A cadelinha da socialite Paris Hilton era uma chihuahua (a famosa Thinker Bell), que participou de campanhas publicitárias e programas de TV. Os chihuahuas são estrelas nos filmes “Legalmente Loira” 1 e 2 (como coadjuvantes) e “Perdido pra cachorro” (desenho animado, com os papéis principais). Adoram um colo e, como não latem muito, são ótima companhia para serem literalmente ‘carregados’ para lá e para cá. O menor cão do mundo, reconhecido pelo Guiness Book, é uma chihuahua, a levíssima MiracleMilly, de Porto Rico, com apenas meio quilo de peso e tendo altura de apenas 9,6 cm, que é o tamanho da cabeça de um dogue alemão. O recorde anterior também era de um chihuahua (10,16 cm).

Categorias: