SEU CACHORRO ESTÁ ACIMA DO PESO? TOME CUIDADO!

             Você sabia que 1/3 dos animais de estimação no Reino Unido estão acima do peso ou obesos?

O Reino Unido é um dos países que mais cria cães de raça, mas no Brasil, principalmente na pandemia, a história não é muito diferente.

Segundo uma pesquisa feita pela da Hill’s Pet Nutrition, em parceria com a Cão Cidadão, 24,72% dos donos de cães e gatos no Brasil consideram que seus animais de estimação estão acima do peso.

Com 9.320 participantes, sendo 69,77% donos de cães e 30,23%, de gatos, o levantamento indica que muitos tutores de animais não sabem identificar quando o cão ou o gato está acima do peso.

Muitos de nós não sabemos que nosso cão está acima do peso porque o ganho de peso é fácil de ignorar, pois é progressivo ao longo de um longo período de tempo.

Mesmo que esteja acontecendo diante de nossos olhos, alguns gramas aqui e ali são facilmente esquecidos à primeira vista.

No entanto, esses pequenos ganhos de peso podem se acumular e representar um sério risco à saúde.


CONTROLE DE PESO CORPORAL EM CÃES

Por que o excesso de peso deve ser levado a sério?

Mesmo se você perceber que seu cão ganhou um pouco de peso, você pode não perceber o quanto isso pode afetar negativamente sua saúde. Estar acima do peso em até 20% pode aumentar significativamente o risco de seu animal de estimação ter doenças graves, como diabetes, artrite, osteoartrite, cálculos urinários ou doenças cardíacas.

Além disso, o excesso de peso não apenas afeta negativamente o bem-estar geral, a felicidade e a qualidade de vida geral de um animal de estimação, mas também pode reduzir significativamente sua expectativa de vida em comparação com um animal com peso saudável.

Figura 1: A limitação de movimentos é uma das consequências da obesidade nos cães

Como saber se meu cão está acima do peso?

Seu cão pode parecer perfeitamente bem para você, mas o peso ideal varia dependendo do tamanho e da raça do seu cão. O veterinário pode determinar o peso ideal do seu cão. Entre as verificações, você mesmo pode avaliar se o seu cão está mantendo um peso saudável. Coloque sua mão ao lado dele. Se suas costelas estiverem duras ou impossíveis de sentir, ele provavelmente está acima do peso.

Aqui estão alguns outros sintomas perceptíveis de obesidade:

  •         Perda de cintura claramente visível;
  •         A necessidade de afrouxar a coleira;
  •         Dificuldade em caminhar;
  •         Movimentos lentos;
  •         Sem fôlego;
  •         Mau humor;
  •         Dormindo mais que o normal.

 

Figura 2: Verificando, por comparação, as condições do cão quanto ao peso corporal

 

O que causa ganho de peso em cães?

             O ganho de peso se deve ao aumento do teor de gordura corporal. Isso geralmente é causado por comer muito, especialmente quando combinado com a falta de exercícios. Mas pode haver outros fatores contribuindo para isso também.

  •         Idade:

Cães mais velhos são menos ativos têm menos energia e precisam de menos calorias, razão pela qual a nutrição formulada para a idade de um cão é crucial para seu peso e saúde geral.

  •         Raça:

Algumas raças de cães ganham peso mais facilmente. É importante o tutor conhecer bem as características da raça de seu cão para prevenir-se quanto ao excesso de peso. Não basta apenas consultar um veterinário, é bom obter informações com criadores da raça.

  •         Castração:

Estudos clínicos demonstraram que cães castrados apresentam menor taxa metabólica basal, exigindo menos calorias, ou seja, se mantida a mesma quantidade de alimentos anterior à castração, a tendência é que o cão engorde.

  •         Problemas de saúde:

Muito raramente, o ganho de peso está associado a uma condição clínica que pode exigir tratamento especializado, mas isso pode acontecer.

  •         Superalimentação:

Cães com acesso ilimitado à comida compreensivelmente comem mais do que precisam – e essa superalimentação inclui restos de comida de membros da família.

  •         Alimentação inadequada:

Muitos dos alimentos no mercado são sobrecarregados com sal e gordura, o que pode melhorar o sabor, mas impede o seu cão de comer a ração que é destinada para ele e formulada com os ingredientes já necessários.

Figura 3: Cachorro acima do peso por excesso de comida

Como corrigir os maus hábitos que geram sobrepeso?

  •         Exercite-se com seu cachorro:

Promover exercícios regulares ajudará no processo de perda de peso saudável.

Aqui estão alguns exercícios e dicas de exercícios que você pode fazer com seu cão.

  1.       Passeios: Leve seu cachorro para passear na coleira. Ao caminhar, alterne entre caminhar e correr, para aumentar a frequência cardíaca e permitir que você e seu cão queimem calorias.
  2.       Agachamento com o cachorro: Fique em pé com as pernas na largura dos ombros em uma posição pronta para agachar. Toque seu cão com seu brinquedo favorito enquanto ele se agacha. Ao levantar-se do agachamento, levante o brinquedo acima da cabeça para encorajar o cão a pular atrás dele. Esses exercícios podem ser realizados em casa e ao ar livre.
  3.       Pega-pega: Assim como você fazia com seus amigos quando criança, brinque de pega-pega com seu cachorro onde for possível. Você e o cão farão um excelente treinamento de resistência enquanto o cão tenta alcançá-lo.
  •         Escolha o alimento certo para o seu cachorro:

A comida do seu cão afeta diretamente sua saúde e bem-estar geral. A nutrição equilibrada é um elemento chave para um estilo de vida ativo e saudável. Comer em excesso a comida destinada a ele, além de petiscos ou comida humana pode aumentar o ganho de peso.

A nutrição adequada desempenha um papel muito importante no tratamento de seu cão com excesso de peso.

Pergunte ao seu veterinário sobre a variedade de alimentos para controle de peso a fim de ajudar seu cão a perder peso e manter um estilo de vida ativo e saudável.