17 set

Border Collie: o melhor cão para pastoreio

O treinamento de pastoreio é destinado a todos os cães que têm uma predisposição especial para isso, ou seja, cães denominados pastores ou boiadeiros. 

Há muitas raças que são facilmente treináveis. Sua natureza os ajuda a serem obedientes e a manterem uma disciplina ideal para muitas tarefas, como as exigidas pelo pastoreio.

O Border Collie é um cão que nasceu para pastorear. Não importa em que ambiente ele viva ou quem está ao seu redor, ele sempre estará pastoreando, vigiando e cuidando. Mas é importante explicar que para um Border trabalhar no pastoreio ele precisa ser de uma linhagem genética específica de cães de trabalho, ou seja, precisa vir de um canil adequado que já tenha essa preocupação quanto a linhagem desses cachorros.

Borders Collies que não venham de uma linhagem de trabalho não irão desenvolver o pastoreio da forma adequada, então lembre-se: Existem linhagens de pastoreio, assim como existem linhagens de exposição. É importante procurar um canil de qualidade.

Pastorear é mais do que apenas levar gado de um lugar para outro, é cuidar e proteger, até com a vida, se necessário, àquele ou àqueles por quem você vela.

Este trabalho é mais complicado do que parece, então, se você quer que seu Border Collie seja um excelente pastor, você terá que encontrar um treinador profissional que saiba como ensiná-lo corretamente.

Um Border Collie jovem iniciando os seus treinos

Embora muitos optem por fazê-lo sozinhos, esta não é uma tarefa fácil, e será preciso a ajuda de um profissional para ajudá-lo a se controlar e a controlar os atos do seu cão. Fazê-lo nas instalações certas é certamente essencial para o sucesso deste trabalho.

Existem vários tipos de treinamento de pastoreio para um Border Collie.

Vamos falar sobre eles:

Treinamento de obediência
A primeira coisa de que você tem que garantir é que seu Border Collie responda aos seus comandos. Coisas simples como uma ordem de vir, de pegar, de largar ou de sentar-se é primordial antes de começar com qualquer treinamento de pastoreio. Esse tipo de comandos não são intuitivos e, como não têm conexão direta com o pastoreio, especificamente, porque são comandos mais genéricos, devem ser aprendidos em cursos de treinamento, que são altamente recomendáveis a quem vai lidar com o cão de pastoreio, que, antes de qualquer outro tipo de animal de trabalho, é um animal que precisa reconhecer a quem terá que obedecer. Comandos de obediência básicos, portanto, não são perda de tempo, eles são, ao contrário disso, essenciais para o início de qualquer treinamento. 

A primeira providência é caminhar calmamente portando uma correia, depois, sem ela, permanecer em seu posto, não sair fugindo à primeira mudança. Se ainda não conseguir tudo isso com o seu cachorro, você deverá esperar antes de começar com um treinamento de pastoreio.  

Foto de um jovem Border Collie.

Como se vê, não é nada de adivinhação que resolve para um treinamento eficiente. Escolas de treinamento para proprietários ou pessoas que trabalham com cães pastores são as melhores opções para quem quer perder menos tempo e acertar mais com seus cães.

Voltando ao Border Collie, o melhor conselho ao dono que o está treinando é que não deve haver preocupação se ainda não se conseguiu um resultado com a raça, porque normalmente o treinamento não é muito complicado, porque o Border Collie é um dos cães mais inteligentes, então, ensinar esses comandos será uma tarefa mais simples do que você imagina.

Treinamento de voz
Uma vez que seu cão passou no treinamento de obediência, é hora de começar com exercícios básicos de pastoreio, neste caso, o treinamento de voz. 

Seu cão deve saber diferenciar os tons da sua voz e saber o que você espera dele em cada momento, de acordo com a velocidade e intensidade dela. 

Se você quer que seu cão vá rapidamente para frente, você precisa de um tom agudo e rápido. Se o que quer é que ele desacelere, você terá que baixar o tom quando você der o comando.

Para corrigir, você terá que usar um tom alto, e, se você quiser atrair sua atenção, fale com ele sussurrando. Use palavras curtas e precisas para que o animal entenda o que você precisa dele a qualquer momento.

Mais uma vez se pode constatar que tais estímulos não são intuitivos, não se pode adivinhar como fazê-los. É muito mais fácil e rápido procurar um treinamento em um curso próprio. 

Um Border Collie

Treinamento de movimento
Embora os Border Collies tenham o pastoreio como algo instintivo, enquanto fizerem este trabalho, eles buscarão o pastor humano com o olhar  esperando por suas ordens. Tem sido mostrado em vários estudos que pastores humanos e cães pastores se comunicam através de olhares e gestos mais do que por palavras.

Você pode ensinar ao seu cão vários gestos, como olhar para ele e direcionar o olhar para longe para mostrar a ele que você está decepcionado. 

Se você vir que ele perdeu a atenção, levante as mãos e, com elas ainda para cima, caminhe para trás. O cão entenderá que fez algo errado e que precisa do seu perdão e de uma nova oportunidade.

Também não será adivinhando que você fará esses e outros comandos de movimento. Há várias possibilidades, porque os cães pastores terão que realizar vários movimentos para acompanhar os deslocamentos do gado e enfrentar situações de emergência, como alguma rês desgarrada a resgatar, entre outras coisas do dia a dia de uma fazenda de pecuária. Os cursos são altamente recomendáveis, portanto. 

Um Border Collie num campo florido

O pastoreio
Uma vez que seu cão domine os três pontos anteriores, ele já está pronto para pastorear. Você pode contar com ele para agrupar, levar para outro lugar ou trancar o gado. Essas tarefas parecem simples, mas elas dependem dos passos anteriores e também devem ser aprendidas e treinadas. É normalmente a etapa final de cursos estruturados para pastores humanos que trabalharão com pastores caninos. 

O pastoreio é um trabalho que parece não muito enraizado nos tempos em que vivemos, mas que, onde quer que seja feito, não há cão melhor do que um Border Collie para fazê-lo. Essa raça carrega isso em seu sangue, em seu instinto, porque pastorear faz parte deles e de sua essência. 

Com essas etapas, treinar seu Border Collie para as tarefas de pastoreio será muito mais fácil do que você pensa.

Quer conhecer mais sobre a raça Border Collie? Confira o nosso guia da raça:

 

Categorias: