23 set

Saiba o que é e como funciona um campeonato de pastoreio

O pastoreio como esporte para cães busca desenvolver neles o instinto natural, trabalhar a sua comunicação corporal e ensinar-lhes o respeito pelo gado. Esses três são os pilares do campeonato e consiste em demonstrar as habilidades do pastor (humano) e seu cão (pastor) para movimentar o  gado.

 

Um cachorro em meio a ovelhas

 

Este esporte surgiu por volta de 1800 na Nova Zelândia e, embora no início fossem desafios entre os pastores para ver quem tinha os melhores cães, ele gradualmente cresceu e se espalhou para países como Canadá, Austrália, Inglaterra, Irlanda, África do Sul. Quando deixou de ser uma competição entre pastores e se tornou um esporte canino, tornou-se muito popular entre os fãs das raças de cães pastores e se espalhou pelo resto do mundo.

 

E como funciona o campeonato?

O campeonato consiste em demonstrar as habilidades de pastoreio dos cães através de testes que visam simular a realidade do trabalho no campo para o público. O cão deve seguir as instruções de seu guia para levar o gado de um lado para o outro ou mesmo para guiá-lo através de uma pista de obstáculos.

Em essência, o campeonato é a disciplina que combina cães, ovelhas (ou bovinos) e pessoas, e em que diferentes aspectos são trabalhados para alcançar uma ‘coreografia’ perfeita entre os três.

 

Um cão pastor Maremano

 

Raças e o campeonato

Os Border Collies são cães muito apreciados por sua grande agilidade e versatilidade. Seu potencial é baseado em sua maneira de constantemente querer aprender, por isso, sempre se fala de sua grande inteligência, bem como de sua maneira de empurrar o rebanho com apenas seus olhos. 

Também são utilizadas as raças Kelpie australiano, Pastor Basco, Pastor Catalão (também conhecido como Gos d’Atura), Pastor dos Pirineus,entre outros. A genética tem um peso importante nesse aspecto, mas apenas o fato de ser um cão de pastoreio não significa que ele tenha instinto para essa atividade, pois pode acontecer que o cão não o tenha ou não o tenha despertado em si.

 

Um border collie do canil “Avaré Border Collie” http://www.avarebc.com/


Um bom criador é aquele que seleciona os indivíduos mais adequados para essa função, e um bom adestrador é aquele que sabe como gerenciar melhor os padrões motores.
O campeonato é um esporte muito divertido e completo tanto para o cão quanto para o guia, além do fato de que o vínculo com o seu dono só tende a aumentar com essa experiência.


Quer saber mais sobre o campeonato?

Acompanhamos um campeonato para mostrar mais para você:

Categorias: